Visitadores dos Doentes e Idosos

Este grupo de visitadores é constituído por voluntários/as da Paróquia de S. José de Algueirão, Mem Martins e Mercês e foi formado em 1986.

Presentemente são 24 elementos que exercem está ação de visitar em nome da Igreja os idosos e doentes internados em lares na freguesia.

Há um grupo específico por cada lar que procura adaptar a sua visita à realidade e ambiente concreto que encontra. A ação do visitador baseia-se essencialmente numa visita semanal a um lar, para estar com os idosos, ouvindo as suas queixas, mágoas, necessidades ou simplesmente estar a seu lado, acompanhando-os na sua solidão e anunciando-lhes o Evangelho.

O grupo reúne habitualmente no primeiro sábado de cada mês, participando na eucaristia às 10:00 horas e a seguir reunindo com a presença do assistente espiritual.

Durante os tempos do Advento, Natal e Quaresma o grupo realiza atividades tais como Visita Sacerdotal aos lares e pequenas festas natalícias em cada lar com lanche e animação normalmente assegurada pelos Grupos de Jovens da Paróquia e Escuteiros.

Ainda em tempo Pascal ou logo após este, o grupo organiza a “Festa Pascal/Paroquial da pessoa doente e ou idosa” numa das igrejas da Paróquia.

Da mesma forma que Cristo disse “Ide…” e enviou os seus discípulos a espalhar a sua Mensagem, também nós temos a missão de levar um pouco do amor de Cristo àqueles nossos irmãos que mais sós e isolados se encontram.