Largo da Igreja, 2725-061 Mem Martins  +351 21 922 63 90

MEC’s

Ministros Extraordinários da Comunhão

Este Ministério, exercido unicamente por leigos, teve o seu inicio na nossa paróquia na década de 70, por iniciativa do Sr. Pe. Suzano, sendo o primeiro MEC o Dr. Cristo Martins, e destinava-se inicialmente a colaborar com o Sacerdote na distribuição da Sagrada Comunhão na Igreja Paroquial. Posteriormente, com o Sr. Pe. António Emílio, os Ministros Extraordinários da Comunhão (Mec´s) passaram também a distribuir a Sagrada Comunhão nos Lares e Domicílios da área da Paróquia.

Citando o Ritual do Ministro Extraordinário da Comunhão, “o fiel chamado a ser MEC há-de ser convenientemente preparado e recomendar-se por uma vida de fé e costumes cristãos. Há-de procurar tornar-se digno desta função e cultivar a piedade para com a Santíssima Eucaristia. Não se escolha ninguém cuja designação possa vir a causar justos reparos por parte dos fiéis. Tenha-se particularmente em atenção que tal escolha não pareça oferecer qualquer acepção de pessoas.” Mais adiante, lê-se que, ”quanto ao exercício da sua função, o MEC terá sempre presente que o seu ministério é um serviço, antes de ser uma honra; ou antes, que a honra está precisamente neste serviço.” E ainda se pode ler no mesmo Ritual que, “ao MEC não se exige nenhum traje especial; tenha-se simplesmente em conta o respeito e o bom gosto exigido por tão grande Sacramento.”

Actualmente o candidato a MEC faz uma formação de 5 Encontros (01H30/mês), terminando com uma celebração conclusiva de nomeação dos novos MEC´S. sendo o seu o mandato de cinco anos, renováveis ou não.

Presentemente a paróquia possui 70 MEC´S, os quais para além da distribuição da Sagrada Comunhão durante as Eucaristias que ocorrem em Algueirão, Mem Martins, Mercês, Telhal (Casa de Saúde do Telhal) e Pexiligais (Irmãs do Bom Pastor), visitam aos Domingos 14 Lares e mais de 30 domicílios a fim de que os paroquianos que não se podem deslocar aos locais de culto por motivos de saúde ou de idade avançada, possam comungar.

Notícias

Novo Site Paroquial

Seja bem-vindo ao novo site da Paróquia São José de Algueirão, Mem-Martins e Mercês. O objetivo deste é informar e formar a nossa comunidade.

Continuar a ler