Largo da Igreja, 2725-061 Mem Martins  +351 21 922 63 90

Renovamento Carismático “Nossa Senhora da Natividade”

O grupo paroquial do Renovamento Carismático “Nossa Senhora da Natividade”, reúne-se todas as quartas-feiras às 21h, na sala de eventos da Igreja de Nossa Senhora da Natividade em Mem Martins.

O Renovamento Carismático Católico surgiu na Igreja como uma onda de renovação da graça de Pentecostes.

Não se pode dizer que seja um movimento pois ele não tem um fundador. Antes, foi suscitado pelo Espírito Santo como caminho de renovação da Igreja. De facto, o Renovamento Carismático Católico é muitas vezes descrito como: uma graça, uma onda de renovação que percorre a Igreja.

“Parto da convicção, compartilhada por todos nós e frequentemente repetida pelo Papa Francisco, de que a Renovação Carismática Católica (RCC) é “uma corrente de graça para toda a Igreja”. Se a RCC é uma corrente de graça para toda a Igreja, temos o dever de explicar a nós mesmos e à Igreja em que consiste esta corrente de graça e porque ela é destinada e necessária a toda a Igreja”, Frei Raniero Cantalamessa.

Como nasceu o Renovamento Carismático Católico?

A Renovação Carismática Católica (RCC) surgiu no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática uma renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II.

Conscientes de que a força da comunidade cristã primitiva estivera na vinda do Espírito Santo em Pentecostes e reconhecendo que havia um certo vazio – falta de dinamismo e debilidade espiritual em suas orações e atividades, ainda que não pudessem especificar o porquê – no outono de 1966, um grupo de pessoas, membros de faculdades da Universidade de Duquesne do Espírito Santo (EUA) começaram a orar para que esse Divino Espírito manifestasse neles Sua presença cheia de poder, em favor de sua própria vida espiritual e do trabalho apostólico. Desta forma, os professores de Pittsburgh (EUA) clamavam em oração que o Espírito Santo lhes concedesse uma renovação e que o vazio que seus esforços humanos haviam deixado fosse plenificado com a vida poderosa do Senhor ressuscitado.

A partir de 1967, houve uma explosão de manifestações de Deus na vida de muitos grupos que insistentemente pediam a renovação no Espírito Santo. A história da Igreja Católica nos mostra que esse fato está ligado a outros acontecimentos que propiciaram o surgimento da RCC.

Texto adapado de, http://wiki.cancaonova.com/index.php/Renova%C3%A7%C3%A3o_Carism%C3%A1tica_Cat%C3%B3lica

Na nossa paróquia o grupo de oração formou-se por vontade do nosso Pároco, Sr. Pe Manuel Oliveira que, apercebendo-se de que havia paroquianos que frequentavam, fora da paroquia, grupos de oração do RCC, quis criar esta oportunidade de oração carismática também dentro da paróquia. Assim, a 13 de março de 2019 iniciou-se o Seminário de Vida Nova no Espírito, com o apoio da Equipa Diocesana do RCC, que deu origem ao presente grupo de oração.

 Entretanto, só poderá entender-se o que é o Renovamento Carismático, quando se tiver a oportunidade de experimentar. ”Vem e verás” é, o convite que a todos fazemos e aqui deixamos juntamente com o link para o nosso site.

Aceda aqui:

https://gonatividade.wixsite.com/gruporacaonatividade