Acólitos

A palavra acólito significa, acompanhar alguém no caminho, podendo ir à frente, ao lado ou atrás, de outras pessoas. Assim, o acólito é aquele ou aquela que está presente, acompanha, ajuda e serve numa celebração litúrgica. Em primeiro lugar o acólito serve o presidente da celebração litúrgica e outros ministros que estejam presentes, para o bom desenrolar de toda a celebração. O acólito é alguém que tem um verdadeiro espírito de serviço, está sempre disponível, e fica verdadeiramente feliz quando com as suas ações presta uma ajuda eficaz à sua paróquia e aos irmãos cristãos. Ser acólito é um ministério precioso, é um alegre servidor de Deus e dos irmãos.

O acólito é continuamente chamado a ser um bom rapaz e rapariga, mas acima de tudo deve ter o grande desejo de servir a Deus, ao sacerdote e toda a comunidade. Deve amar a Jesus Cristo com um coração ardente, ser exemplar na sua vida, principalmente na sua família e comunidade. Para ser um bom acólito do altar de Deus, é necessário boas qualidade humanas e deve estar sempre disposto a uma adequada preparação.

• O bom acólito é pontual na hora do seu serviço para poder preparar-se bem e sem pressas;
  • O bom acólito é fiel ao seu compromisso, ainda que para isso, deva renunciar a outras coisas de que também gosta.
  • O bom acólito participa sempre nas reuniões do grupo paroquial ou da comunidade e também vai sempre à catequese.
  • O bom acólito é responsável, sabe onde deixar as coisas e preocupa-se para que tudo esteja sempre em bom estado.
  • O bom acólito é amável, visto que a proximidade com Jesus no altar o ajuda a vê-lo presente nas outras pessoas.
  • O bom acólito é piedoso, gosta de dedicar tempo a rezar só e em comunidade, de ler a bíblia e participar nos atos litúrgicos.
  • O bom acólito é humilde, está atento ao que lhe ensinam os sacerdotes e as outras pessoas mais velhas da comunidade, e não se aborrece quando o corrigem, pelo contrário, agradece de todo o coração.