Legião de Maria

A Legião de Maria é um movimento de leigos que tem como fim a glória de Deus por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. A Legião de Maria está à disposição do pároco para qualquer tipo de Serviço Social e da Ação Católica que julgue conveniente entregar aos legionários e útil à Igreja.

Foi seu fundador Frank Duff, nascido em Dublin, Irlanda a 7 de junho de 1889. A 7 de setembro de 1921, foi fundado o primeiro Praesidium da Legião de Maria. Frank Duff foi animador da Legião de Maria durante 60 anos. Teve como sua discípula a Venerável Edel Quinn.

A Legião de Maria apareceu na nossa Paróquia em 1960 pelo apoio espiritual do Diácono Manuel Valinho, que acompanhou o Praesidium de então até 1970. Após esta data, o Diácono foi prestar serviço para a Paróquia de Sintra e o Praesidium foi apagando até a sua extinção.

A 19 de março de 1955 fundou-se um novo Praesidium, sob a proteção da Nossa Senhora das Graças que se mantém até os dias de hoje.

Reunimos-nos 1 vez por semana e é ali que é distribuído o apostolado que se encontra dividido por pastorais, a realizar nesta semana. O que fazemos? Oramos sempre que fazemos visitas ou qualquer trabalho. Apoiamos Famílias em ajudas fraternas. Fazemos visitas a Centros de Dia, Lares, Domicílios, Hospitais, Casas Mortuárias dando conforto e lembrando a Palavra de Deus. Acompanhamos Sacerdotes nas confissões, Ministros da Comunhão. Transportamos utentes a missa e aos Sacramentos, ao médico ou outros lugares. Acompanhamos também as irmãs legionárias, sempre que possível quando se encontram mais debilitadas.

Partilhamos a solidariedade. Distribuímos fraternidade, caridade e amor. Ouvimos com coração, vemos e executamos trabalhos amando o nosso irmão, sem distinção, tendo sempre uma palavra de conforto e esperança para quem nos procura.

Quem tiver disponibilidade e sinta que quer ser útil pode-nos contatar através dos contatos dos cartórios da Paróquia ou entrar em contato com a Ermelinda Duro.

É uma missão, que esperamos, sirva para diminuir a indiferença neste mundo globalizado e às vezes tão desumano. Obrigado.

Ermelinda Duro: 919737353