CONTRIBUTO PAROQUIAL – 2023

CONTRIBUTO PAROQUIAL

O que é?
O contributo paroquial, também conhecido por Côngrua, ou Dízimo é a contribuição mensal ou anual dos paroquianos para as despesas ordinárias da sua paróquia. É diferente da coleta de ofertório que se faz na Missa. Elencamos as despesas correntes que devemos sustentar mensalmente e ao longo do ano:
– Gastos com o culto; sustento dos sacerdotes; salários e encargos sociais do funcionário; formação; seguros; serviços de cartório (expediente, correio, telefone, internet, etc.); custos de manutenção (limpeza, água, eletricidade, etc.); equipamentos, além das despesas extraordinárias para a manutenção dos edifícios.
As coletas dos ofertórios nas missas, são insuficientes, para cobrir todas as despesas, por isso é importante o contributo Paroquial de cada fiel.

INDICAÇÕES PRÁTICAS

Com quanto devo contribuir?
–  Cada um contribui de acordo com a sua consciência e possibilidades. Só Deus conhece bem o valor real de cada oferta, e “Deus ama a quem dá com alegria” (2º Cor.9,7)
Como contribuir?
– Pode fazê-lo no envelope distribuído para este fim e entregar no ofertório da missa indicando o seu NIF e se deseja recibo.
– Por transferência bancária: IBAM: PT50 0033 0000 0022 3686 4630 5 ou por MBway tel. 932548199, identificado: Contributo Paroquial
Quando dar o meu contributo?
– Pode fazê-lo de uma só vez no ano ou em várias frações durante o ano.

Comprovativo para o IRS?
Quando tiver entregado a totalidade do valor com que se dispôs a contribuir, a paróquia emitirá o recibo e comunicará à Autoridade Tributária o valor do seu donativo e ele aparecerá automaticamente na sua declaração de IRS, sem ter mais qualquer preocupação.

Seja uma pedra viva da Igreja, ajude-a, a sustentar-se. “Te Pai que vê no segredo te dará a recompensa” (Mt.6,1-6)

O Prior e o Conselho Económico da paróquia agradecem. Bem-haja

Categories: Sem categoria