90 anos da Capela e das Festas em honra de Nª Srª da Natividade

Link: Algueirão – Mem Martins: 90 anos da CAPELA e das FESTAS de Nossa Sra da Natividade (algueirao-memmartins.blogspot.com)
CAPELA e as FESTAS de Nossa Sra. da Natividade em Mem Martins iniciaram-se no dia 3 Setembro de 1933


29/03/1931
A cerimónia de lançamento da 1ªpedra para a construção da capela
03/09/1933
Inauguração da capela de Nossa Senhora da Natividade
Não foi por acaso que as Festas de Mem Martins tiveram continuidade e chegaram aos nossos dias. Estava na mente dos organizadores que assim fosse pois as notícias inseridas no “DIÁRIO DE NOTICIAS” de 17 de Agosto de 1933 e no “SECULO” de 20 de Agosto de 1933 o deixavam antever.
Rezam assim:
 Esta Festa é o início duma romaria anual, que este ano deve ser muito concorrida, devido à forma como está organizada, havendo já muitos lugares marcados para barracas de negócio e divertimento”.
No verão de 1933, com o pretexto de assinalar a Inauguração da Capela, organizam-se as Festas em honra da Padroeira, dias 3 e 8 Setembro, as quais tiveram a presença de destacadas entidades civis e religiosas.
Dentre outras, o Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sintra, Major Craveiro Lopes – mais tarde Presidente da Republica – e Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Muito público e segundo o “DIÁRIO DE NOTICIAS” de 4 de Setembro: “ … assistiram às cerimónias pessoas em evidência na colónia de verão de Mem Martins e Sintra, com os Srs. Afonso Dornelos, Dr. Tomas Gambôa, Coronel Correia dos Santos, senhoras e entidades oficiais”.
“… Na manhã do primeiro domingo de Setembro, a música percorre as ruas de Mem Martins, apresenta cumprimentos ao juiz e faz a recolha dos ‘cargos’ que são conduzidos em procissão à capela no Rossio da Fonte…”

A vontade dos homens foi cumprida, as Festas, passado por algumas vicissitudes, chegaram aos nossos dias prosseguirão pelos tempos fora, graças à vontade de outros HOMENS.

Os despretensiosos apontamentos que aqui ficam têm como objectivo: Registar sucintamente, para a posteridade, como, quando põe quem foi erigida a Capela de Mem Martins, bem como tradição das FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE.
 
Categories: Sem categoria