Festa Litúrgica de São João Calábria – 8 de outubro

SÃO JOÃO CALÁBRIA

João Calábria nasceu em Verona( Itália), no dia 8 de outubro de 1873; sétimo e último filho de Luís Calábria, sapateiro, e de Ângela Foschio, dona de casa e mulher de grande fé. Desde o nascimento, a pobreza foi mestra na vida de João Calábria. O pai morreu quando ele tinha 12 anos, e devido à pobreza da família, teve que deixar a escola, para trabalhar, e ajudar sua mãe a manter a família. Ainda criança sentiu a vocação ao Sacerdócio. O seu pároco padre Pe Scapini, sabendo do seu desejo e percebendo as virtudes do jovem, encaminho-o para o seminário e ajudou-o nos estudos. No primeiro ano de teologia, em uma noite fria de novembro, regressava de suas habituais visitas aos doentes no hospital, encontrou um menino encolhido na porta de sua casa, que fugia dos maus tratos da sua família. Acolheu-o aquela noite na sua casa. Este encontro ele o interpretou mais tarde, como o sinal de Deus, do início de Obra com os meninos órfãos e abandonados. Tendo sido ordenado sacerdote no dia 11 de agosto de 1901, foi nomeado vigário da paróquia Santo Estêvão e confessor no Seminário. Dedicou-se com zelo especial às confissões e ao exercício da caridade, privilegiando sobretudo os mais pobres e marginalizados. No dia 26 de novembro de 1907, abriu a primeira casa chamada “Casa dos Bons Meninos” para acolher crianças órfãs, com ajuda de alguns colaboradores voluntários. No ano seguinte, foi transferida para um lugar definitivo, na Rua São Zeno no Monte, em Verona atual casa-mãe da Congregação. Do primeiro grupo de voluntários, alguns sentiram o chamado a se consagrarem a Deus como “religiosos Irmãos”, e mais tarde também alguns como Padres, para ajudar Pe. Calábria na Obras dos meninos abandonados. Era o primeiro núcleo da futura Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Em 1910, fundou o ramo feminino da congregação: as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, O Carisma da Congregação, é de reavivar no mundo a Fé em deus Pai, e a confiança na sua Providência, no serviço aos irmãos mais pobres e excluídos da sociedade”. O seu Lema evangélico, foi: BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TUDO O RESTO VOS SERÁ DADO EM ACRESCIMO” Pe. Calábria faleceu em fama de santidade no dia 4 de dezembro de 1954. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 17 de abril de 1988 e canonizado no dia 18 de abril de 1999. A Congregação hoje está presente na Europa: ( Itália, Roménia, Portugal) Na América Latina( Brasil Uruguai, argentina Paraguai)África( Angola, Quénia) Ásia( Índia e Filipinas)

ORAÇÃO A SÃO JOÃO CALÁBRIA

Ó Deus, nosso Pai, nós vos louvamos pela providência com que conduzis o universo e a nossa vida. Agradecemos-vos pelo dom da santidade evangélica que concedestes ao vosso servo São João Calábria. Animados pelo seu exemplo, colocamos em vós todas as nossas preocupações, desejando que aconteça em nós o vosso Reino. Dai-nos o vosso Espírito, para que torne o nosso coração disponível à vossa vontade. Fazei com que amemos os irmãos, sobretudo os mais pobres e abandonados, para chegar um dia, juntamente com eles, à alegria eterna, onde nos esperais com Jesus, vosso Filho e Nosso Senhor. Pela intercessão de São João Calábria, concedei-nos a graça que agora, com confiança, vos pedimos …. Pai nosso… Avé Maria… Gloria…Categories: Sem categoria