Jubileu do Sempre Mais Alto

Dia 1 de novembro, o Sempre Mais Alto celebra 50 anos. Será um dia de Ação de Graças a Deus, pelo serviço à juventude da nossa paróquia e pelos muitos frutos que deu ao longo destes anos. A celebração eucarística jubilar será às 11h30, na Igreja de São José do Algueirão.

Foi a 1 de Novembro de 1971 que, após quase um ano de preparação sobre supervisão do Padre Joaquim Suzano, se realizou a 1ª reunião do grupo de jovens da paróquia ao qual ele atribuiu como nome e lema a frase “Sempre Mais Alto”. O grupo foi criado com dois grandes objetivos: ligar os jovens à paróquia, isto porque os jovens abandonavam a Igreja após a profissão de fé, e formar jovens cristãos na sua vertente pessoal assim como pessoas ativas nos vários setores da paróquia. Os jovens do grupo eram e continuam a ser elementos ativos na vida paroquial, marcando a comunidade com o seu testemunho de jovens cristãos e com a sua participação nas atividades habituais da paróquia e noutras que partiram da sua própria iniciativa ao longo dos anos, desde visitas aos lares, apoio informático em Pexiligais, noites de oração comunitárias, realização de diversos serviços nas eucaristias, entre outros…

O SMA pretende oferecer aos seus jovens um apoio na sua caminhada de fé em comunidade e tem como compromisso “Juntos somos uma Missão nesta Terra e, para isso, estamos neste mundo”. Ao longo das suas cinco décadas foram mais de três mil e quinhentos aqueles passaram e foram marcados por este grupo, que é atualmente constituído por aproximadamente 60 jovens, que se dividem consoante as idades e o percurso realizado em três subgrupos: a Raiz, os Arbor e os Frutos. Realizam-se reuniões semanais aos Domingos às 17h, e os Frutos realizam as reuniões de forma mais flexível. A eucaristia dominical às 19h é o ponto de encontro entre todos.

Testemunho: “O SMA significou o maior contributo para a definição da minha personalidade, durante a adolescência. Estar no grupo “permitiu-me” não estar noutras realidades. Enquanto jovem, foi importante para o meu crescimento e entendimento do que deve definir um Cristão. Estou na Igreja muito pela marca que o SMA deixou em mim, bem como a esposa e amigos que lá descobri. A presença do espírito permanente de querer ser melhor, do “querer mudar o mundo”, advém do que lá aprendi, e sobretudo, do que lá convivi. O amor e o serviço à Igreja. Sou grato aos responsáveis que me ajudaram a crescer. Grato aos que comigo caminharam e que muitos, ainda hoje caminham. Agradecido aos padres que me desafiam a querer ser mais para Deus. A minha vida foi muito SMA, e é, pela forma como olho o mundo, ainda hoje. Sinto que é um familiar que faz 50 anos. E eu que não gosto de faltar a festas, lá estarei!” Bruno de Jesus

Categories: Sem categoria