Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

ORAÇÃO PELO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

Dou-Vos graças, Senhor,

pelo conforto da Vossa presença:

mesmo na solidão

sois a minha esperança e a minha confiança;

desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!

Agradeço porque me destes uma família e me abençoastes com uma longa vida.

Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade, pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir.

Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.

Aumentai, ó Senhor, a minha fé,

fazei-me um instrumento da Vossa paz;

ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu, a nunca deixar de sonhar

e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.

Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja,

para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra. Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo,

para que se acalme a tempestade da pandemia,

para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.

Sustentai-me na fraqueza,

e concedei-me viver plenamente

cada instante que me dais,

na certeza de que estais comigo todos os dias até ao fim do mundo.

Amém.

———————————————————-

Mensagem do Papa Francisco:

“Queridos avôs, queridas avós!

«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, connosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

Bem sei que esta mensagem te chega num tempo difícil: a pandemia foi uma tempestade inesperada e furiosa, uma dura provação que se abateu sobre a vida de cada um, mas, a nós idosos, reservou-nos um tratamento especial, um tratamento mais duro. Muitíssimos de nós adoeceram – e muitos partiram –, viram apagar-se a vida do seu cônjuge ou dos próprios entes queridos, e tantos – demasiados – viram-se forçados à solidão por um tempo muito longo, isolados.”

Mensagem completa no seguinte link: http://www.leigos.pt/index.php/documentos/2950-mensagem-do-santo-padre-para-o-dia-mundial-dos-avos-e-dos-idosos