Mensagem do Prior aos Paroquianos no Início do Ano Pastoral 2020/2021

Amigos Paroquianos. Estamos para arrancar com o novo ano Pastoral. Apesar da situação de incerteza em que vivemos a causa da pandemia, que, há mais de seis meses, condiciona toda a vida da sociedade, incluindo as famílias e a vida da Igreja. Passamos um tempo difícil na segunda parte do ano pastoral que terminou, iniciamos o novo ano ainda com as mesmas preocupações.

Apesar de tudo sentimos a necessidade de retomar à vida em comunidade. Estamos a começar confiando na Divina Providência que nestes tempos nos tem acompanhado, e não deixará de continuar a nos proteger neste tempo que temos pela frente embora muito incerto e arriscado.

A pandemia requer prudência é verdade, mas igualmente empenho, criatividade responsável e disponibilidade de todos, para que possamos superar, juntos as dificuldades que a todos condiciona e que poderão ainda aparecer ao longo do caminho.

A vida da comunidade cristã se exprime antes de tudo na participação presencial na Eucaristia, onde fazemos experiencia de Deus e nos alimentamos com o pão da vida eterna e nos encontramos com os irmãos da mesma fé. Por isso para aqueles que ainda vivem com medo de voltar à eucaristia presencial, exorto a terem confiança. É nossa preocupação fazer tudo para que as pessoas que veem à Igreja se sintam seguras, e protegidas, com os cuidados que temos neste sentido, através das modalidades práticas na aplicação das regras para que tornem possível, segura e atraente a participação na Eucaristia e às atividades da comunidade. A aplicação das normas de segurança no contexto da pandemia de Covid-19, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) continuam válidas e devem ser integralmente respeitadas, enquanto durar a presente crise.

Já retomamos em parte as nossas atividades pastorais, especialmente a catequese, e daqui a uma semana os escuteiros e, os grupos de jovens. Apesar das dificuldades comuns, não podemos deixar de ajudar as crianças e jovens a crescerem na fé e a participarem na vida da comunidade.

O Secretariado da catequese, os escuteiros e os jovens, elaboraram um plano de contingência, aplicando todas as orientações da (DGS), e estamos a fazer de tudo para que possamos iniciar as nossas atividades em segurança. Temos bem presente a necessidade de não colocar em risco a saúde de ninguém.

Convido as crianças, adolescentes e jovens, cuja ausência se tem sentido muito nas nossas celebrações. Neste tempo de Pandemia, temos sentido um grande “vazio” nas nossas Igrejas. Sentimos muito a falta da vossa presença, do vosso barulho, da vossa vivacidade e alegria que dão vida nas nossas celebrações. Não tenham medo de participar na Eucaristia e na vida da comunidade, não se fechem no isolamento e comodidade.

Todos estamos a sentir como a pandemia veio agravar a situação económica de tantas famílias, com especial gravidade para quem já estava fragilizado. A nossa Paroquia através do Centro Social têm estado atenta às crescentes e prementes dificuldades de tantas pessoas, e procurando dar respostas. Temos sentido uma grande corrente de solidariedade de tantas pessoas que estão ajudando o Centro social a ajudar quem mais precisa. Segundo as previsões, a precariedade económica vai agravar-se. É importante que na mesma medida, cresçam igualmente a generosidade e a capacidade de atender a quem precisa. O amor ativo e solidário, indo ao encontro dos que se encontram na solidão e na necessidade é um sinal concreto da presença do Evangelho no mundo.

O programa pastoral que nos foi confiado pelo Sr. Patriarca é o mesmo do ano passado : “Sair com Cristo ao Encontro de todas as Periferias”, um tema que neste tempo de Pandemia, nos convida a sair ao encontro das pessoas carenciadas, seja materialmente seja humanamente, que vivem na solidão. É neste espirito de fé e confiança que iniciamos este novo ano pastoral, confiando à proteção de Maria nossa Mãe e de São José o nosso Padroeiro, toda a nossa missão pastoral deste ano.

04 de Outubro de 2020

+ Manuel Marques Oliveira, Prior