FNA

1.Nome oficial do grupo

Fraternidade de Nuno Álvares, Núcleo de Algueirão.

A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação privada de fiéis, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por antigos filiados no Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o activo naquela Associação.

Tem como patrono a figura notável de D. Nuno Álvares Pereira – S. Nuno de Santa Maria desde 26 de Abril de 2009 – um ser humano que durante toda a sua vida permaneceu firme no cumprimento dos valores em que acreditava e que, hoje, nós fazemos todo o possível por seguir também.

É nesse contexto e neste personagem que podemos assentar toda a nossa mística: por um lado, temos o herói, que o foi valorosamente com feitos importantes e inesquecíveis; por outro, o Santo, desapegado dos bens materiais (foi o homem mais rico do Reino, mais ainda que o Rei), caridoso e preocupado com todos os que sofrem (até mesmo os inimigos feridos no campo de batalha). São estes ideais de heroicidade e santidade que todos desejamos imitar.

2. Data oficial da fundação do Núcleo do Algueirão

5 de Janeiro de 2003 é o dia referenciado em ordem de serviço nacional nº 7 de 27 de Abril de 2003 como data da fundação do Núcleo do Algueirão.

3. Objectivos/ finalidades do grupo.

A FNA tem por Fins:

• a) Desenvolver junto dos seus Associados a prática de Escutismo Adulto, à luz da Lei e dos Princípios do Escutismo Católico;
  • b) Manter vivo o ideal escutista, na vivência da Fé e do Humanismo Cristão, no serviço voluntário e de ajuda ao próximo, a todos os níveis, bem como na protecção da Natureza e do meio Ambiente;
  • c) Promover a amizade escutista universal.

4. Obedece aos princípios de:

1. Opção Católica

A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica e está ciente da responsabilidade que lhe advém desse facto, nomeadamente enquanto Associação privada de fiéis.

• Independência

A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.

• Escutismo Adulto Mundial

A FNA é membro de pleno direito da ISGF/AISG – International Scout and Guide Fellowship / Amitié Internationale Scoute et Guide – a Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias Adultos, com expressa aceitação dos seus Estatutos e Regulamentos.

• Divisa da Fraternidade Nuno Alvares

ALERTA PARA SERVIR

5. Como nasceu, cresceu e se desenvolveu

O núcleo da FNA de Algueirão nasce por iniciativa de uma filiada da FNA, Carla Carmo, que residia na freguesia de Algueirão e que consegue reunir inicialmente um grupo de mais três elementos (Luís Ferro, David Duarte e Pedro Carreira), antigos escuteiros do CNE, motivados para dar continuidade ao “espírito escutista”, fundando assim este núcleo de escuteiros adultos.

6. Que serviços presta à comunidade

O núcleo da FNA de Algueirão, está vocacionado para Servir:

* A Igreja, particularmente a Paróquia de S. José de Algueirão, e os movimentos de leigos nela inseridos;

* A comunidade de uma forma geral;

* Os Agrupamentos escutistas.

* O ambiente, a natureza, e todas as formas que conduzam à consciencialização para o uso de energias alternativas.

Para além destas características, esta associação também tem a capacidade de mobilizar os familiares e amigos, nas actividades que leva a cabo.