Quarta-feira de Cinzas

Iniciamos amanhã, 26 de fevereiro, o tempo litúrgico da Quaresma. O nome deste dia – quarta-feira de cinzas – indica o rito com o qual iniciamos a Quaresma e o sentido deste tempo.

Horário das Missas de Quarta-feira de Cinzas
09h00 – Igreja de Mem Martins
11h00 – Igreja do Algueirão
19h00 – Salão das Mercês
21h00 – Igreja do Algueirão
21h00 – Igreja de Mem Martins

As cinzas são o resultado de algo que é queimado pelo fogo. Assim sendo, o símbolo das cinzas faz-nos lembrar a morte, a destruição, a caducidade e fragilidade humana. São um convite à penitência e à humildade. No entanto, a Quaresma é um caminho e não uma meta. A meta é a Páscoa do Senhor e nessa meta nós encontramos outros símbolos que nos ajudam a compreender o significado das cinzas. Que o rito da imposição das cinzas que fazemos neste dia, acompanhado pelo convite “Arrependei-vos e acreditai no evangelho” nos ajude a entrar neste tempo favorável de conversão, de mudança de caminho em direcção à vida e à felicidade a que todos somos chamados. Sempre nos acompanhe este Deus amoroso e compassivo, lento à ira e rico em Misericórdia. A Quaresma é um caminho em direcção à Páscoa, em direcção à terra da promessa.

Em cada domingo da Quaresma, seremos desafiados a viver o nosso compromisso, assumindo algumas atitudes espirituais que manifestam o nosso caminho de conversão a Deus.

O desafio que a paróquia propõe para a Quaresma é:

Dedicar todos os dias tempo à oração ou meditar a Palavra de Deus. Participar da Eucaristia Dominical. Ter gestos concretos de caridade para com os outros.

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.

Categories: Acólitos, Condutores da Assembleia, Equipa de acolhimento, GJM, GJMM, Grupos corais, Homepage, MEC’s, Pastoral da Juventude, Pastoral Litúrgica, SMA