Paróquia de São José
Retiro de Jovens e Shema
17 de Março de 2013
Retiro de Jovens e Shema

'Para começar gostava de referir que antes de começar a escrever fiz uma pequena oração para que o Espírito Santo me desse a inspiração e as palavras para conseguir escrever, porque este retiro deixou-me, de facto, sem palavras! E devo dizer que é algo que não costuma acontecer...
Este retiro quaresmal deixou-me bastante emotiva em todos os sentidos visto que foi o primeiro a que fui desde que estou com o SMA e que já tinha dado praticamente como garantido que não iria conseguir ir devido ao meu emprego, mas cerca de uma semana antes descobri que afinal o meu desejo iria ser realizado e fiquei tão, mas tão, feliz! Senti como que uma recompensa que Deus tinha para mim!
Ao longo do fim-de-semana baseámo-nos no Evangelho de S. João conhecido como o Evangelho do Amor! Lemos, meditámos e analisámos algumas partes do mesmo, e poucas são as palavras para transmitir a paixão que este Evangelho despertou em mim... Quando penso que já não há muita coisa que me faça mudar, aqui está a Palavra de Deus que em prova o contrário... Deus desorganizou todos os meus pensamentos e no início estava um pouco desorientada, mas depois pensei: ' Cristiana, se Deus desorganizou os teus pensamentos é porque eles estavam mesmo a precisar de ser desorganizados.'
Agora tenho uma vontade gigante de ler o resto do Evangelho de S. João, os outros Evangelhos e muito mais, lê-los e vivê-los!
Gostava de partilhar 2 versículos que me marcaram enquanto estava a meditar: 'Não vos chamo empregados, pois o empregado não sabe o que o patrão faz; chamo-vos amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi. Eu destinei-vos para irdes e dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. O Pai dar-vos-á tudo o que Lhe pedirdes em Meu nome.' (Jo 15, 18-19), mas também não podia deixar de referir que o capítulo 17 de S. João também é absolutamente magnífico.
Os momentos que mais gostei no retiro foram o momento de oração de sábado à noite, a espontaniedade da oração das pessoas e as palavras do Pe. Marcos deixaram-me bastante comovida; e o outro momento foram as 2 horas que tivémos para meditar individualmente perante a bela paisagem que o Santuário do Cristo Rei nos oferece. E o que seria de um retiro neste local, sem subir ao Cristo Rei? Portanto, o terceiro momento que mais me marcou foi estar aos pés do Cristo Rei de mãos dadas com os meus amigos à volta do mesmo e rezar o Pai Nosso, soube tão bem!
Juntos fizemos esta caminhada, esta caminhada Quaresmal, e ainda não acabou! Pessoalmente, esta Quaresma está a ser diferente de todas aquelas que já vivi!'

Cristiana Silva